Segunda-feira, 27 de Setembro de 2004
Mais uma vez... O Sistema de Saúde em Portugal... É de rir.
Este é um pequeno artigo que fala, mas uma vez, do nosso tão bom sistema de saúde, que cada vez mais tem motivos se não forem de preocupação, são certamente de rir até bradar aos céus.
Ora esta história aconteceu na pacata e linda cidade de Valpaços, a 30 km de Chaves, cidade que mantém um hospital em funcionamento para as urgências que possui e as que não pode resolver manda tudo para Chaves. Mas cá vai.
Um amigo do irmão da minha namorada andava de mota por lá pelas terras, mas não consegue numa manobra controlar a referida mota e cai, machucando-se sem mutia gravidade, mas ficando com fortes dores no braço esquerdo e com dores de cabeça, apesar da sua protecção. Dores essas que quando é assistido pelo irmão da minha namorada, passado algum tempo, provoca um ligeiro desmaio, mas que agora sabemos que nãoi esteve relacionado com a queda mas sim com o facto de não ter comido algo antes, estando em jejum. E lá foi o irmão da minha namorada, verificando que ele já estava consciente, para o hospital de Valpaços, para averiguar se realmente não havia nenhuns problemas de maior gravidade, e se se tratava unicamente de algumas escoriações. Sendo assim, decidiu ir com o seu próprio carro transportar o acidentado, para não ocupar uma ambulância com uma urgência menor.
Lá chegou ao Hospital, por volta do meio dia, onde esperou pela sua vez e foi atendido por um médico espanhol (verdade seja dita que parece que não há nenhum medico português por aqueles serviços) o qual perguntou como o acidentado se sentia, e ele respondeu que lhe doia um pouco a cabeça e bastante o braço, pensando ter alguma coisa partida, mas que esperava a opinião do médico, pessoa especializada no assunto, o qual deve ter uma actuação de defesa e bem estar da vida humana.
Depois de tal conversa, o médico fala ao doente o seguinte, sem verificar se realmente não havia nada de maior gravidade, ou se realmente não havia nenhuma fractura devido ao acidente... Ora aqui é que se verifica o estado da Saúde em Portugal... O fabuloso médico disse ao acidentado o seguinte "Ora... Pode ir embora agora e passe por aqui a partir das duas da tarde para fazer as radiografias pois a técnica que trata das radiografias só chega a essa hora..."
Ora uma afirmação destas se não é de ficarmos preocupados, é de rir, pois meus amigos, então não há turnos? E manda-se assim um doente embora sem verificar se realmente ele pode ir embora, pois poderá ter fracturas e traumatismos mais graves? Abandona-se assim completamente o doente? Nem pelo menos poderia dizer... "De momento não temos a nossa técnica responsável pelo serviço de radiologia, mas vamos por o senhor na sala de internamento até ela chegar, ficando assim mais seguro." Agora dizer... "Passe cá a partir das 2 horas..."???????
Mas afinal como é que anda o nosso sistema de saúde? No maior dos ridículos? Pelas horas da morte? Afinal como são investidos os nosso impostos? É para dar reformas de 18.000 a pessoas que só trabalham dois anos? E o resto do povo que se vê à rasca para receber a sua mísera reforma que nem dá para os seus medicamentos? E não existe recém licenciadas em Radiologia com falta de trabalho? Como também não existe falta de emprego em outros sectores da saúde?
Realmente cada vez estamos piores...