Segunda-feira, 27 de Setembro de 2004

As minhas Férias Por terras Espanholas

     Na passada semana, saí de casa com os meus familiares no Sábado e fui a caminho de uma semana de descanso e serenidade, por erras espanholas, mais precisamente para o Sul de Espanha, na bonita e pacata cidade de Fuengirola, na Costa do Sol.


     Lá encontrei um aldeamento virado unicamente para o descanso em pleno, sossego e paz, um modo de saír do stress da cidade e realmente descansar, sem mais nada que preocupar o fazer. Assim lá gozei uns bons dias de sol e céu limpo, tomando os meus banhos pela piscina e apanhando um bom e relaxante sol, estendido quer na praia quer nas espreguiçadeiras da mesma piscina....


    Mas logo ao "caminhar" em direcção à terra de "Nuestros Hermanos" verifiquei que realmente há uma grande diferença em culturas e em modus vivendi desta população. Não encontrei muitos terrenos abandonados da agricultura mal feita, como se encontram pelo nosso tão digno país, e ao contrário de encontrar qualquer cenário desse tipo, encontrei um povo que quando faz algo, faz sempre em grande, mantendo uma agricultura realmente produtiva, com grandes, ou melhor, enormes terrenos de cutivo, bem determinados para os diferentes tipos de cultivo, com o rigor necessário para uma boa produtividade. E com essa minha visão de um povo completamente mais avançado com o meu penso... O que é que nos falta para aprendermos com estes exemplos, em vez de nos queixarmos sempre com a entrada de produto espanhol no nosso país? Se há produto espanhol no nosso país é porque eles realmente produzem bastante... E isso verifica-se a cada passo que se dá no nosso país vizinho.


 


Espanha1.jpg


 


     Mas não foi só por isso que eu decidi escrever algo sobre as minhas férias por Espanha. Nem estive todos os dias a "trabalhar para o bronze" deitado à beira de uma piscina. Também decidi dar umas voltinhas pelas cidades e praias ao redor do sítio onde estava instalado. E assim fui num Domingo, esperando encontrar na parte da manhã um hipermercado aberto, para fazer algumas compras para a semana, para o apartamento onde estava instalado. E lá fui até Puerto Banus, em Marbella, a cidade dos Jet 7, e verifiquei uma coisa que fiquei bastante admirado. Ao Domingo, ao contrário do nosso povo Português, não há nenhuma loja aberta. E quando eu falo nenhuma loja aberta é mesmo nenhuma... Nem restaurantes, nem cafés, nem Hipermercados, nem Centros Comerciais, nem lojas de rua. É impressionante como, não só a cidade de Marbella, como também em si a Espanha, mantem a grande maioria das lojas e centros comerciais encerrados ao Domingo. Isto significa que ao Domingo ninguém trabalha. E esse facto verifica-se igualmente no movimento das cidades costeiras por onde passei nesse dia. Cidades quase desertas, onde se pode andar livremente sem problemas de trânsito, onde esse apenas existe nas avenidas perto da praia onde aí, sim... Encontramos algumas lojas e restaurantes abertos... Pelo menos aí... É impressionante esse facto.


 


Espanha2.jpg


 


     Apesar de já ser uma altura com menor afluência turística, a classe alta não deixa de estar presente em Puerto Banus, pois é lá, nesta marina de Marbella que se vê o dinheiro que anda por aí na mão de tão poucas pessoas, pelos Iates, pelos carros, enfim, pela riqueza que se expõe...


 


Espanha3.jpg


    Mas depois de Marbella, lá voltei a Fuengirola para almoçar uma Paella perto da praia, onde verifiquei outro facto curioso. Um modo diferente de assar peixe, como sardinhas e outras boas iguarias da zona. Assar de um modo vertical sem carvão e com troncos de árvore.


    Achei interessante e decidi trazer para aqui uma recordação desse tipo de confecção gastronómica. Possivelmente muitos de voçês já são familiares com este tipo de confecção e gastronomia.



Espanha4.jpg



 


     Durante a semana ainda tive tempo de dar um saltinho a mais duas cidades. Fui até Gibraltar, Algeciras, e parei na praia da La Linea, em Gibraltar, para tomar um bom banho e descansar com a magnífica paisagem da montanha denominada "La Punta de Gibraltar". Ainda senti a vontade de dar um saltinho até ao outro lado do Mediterrâneo. Mas isso ficará para outra altura.


     Esta era uma praia sossegada, de areia fina, cinzenta, mar calmo e mais ou menos quente (pelo menos tolerável), e de gente simpática. Gostei de passar por lá...


 


Espanha5.jpg



 


    Mas em vês de ir até ao outro lado do Mediterrâneo, num outro dia fui até uma outra cidade, já próximo de Sierra Nevada. A conhecida e monumental cidade de Granada.


     Uma coisa é certa, é uma cidade que não se conhece num só dia, pois os monumentos que esta possui, como esta praça de toiros, e as ruas bem construídas e reconstruídas arquitetonicamente que ela têm, dá-nos a vontade de lá voltar por mais dias, para ver se as conhecemos cada vez melhor. Na verdade fiquei encantado com a cidade de Granada. Encantado pela sua beleza, pela sua preocupação pela preservação do património, por ser realmente a "tierra soñada por Dios".


Espanha6.jpg



Espanha7.jpg



Espanha8.jpg



Espanha9.jpg


     Desta última cidade que visitei pouco mais posso dizer a não ser pelo deslumbramento das várias paisagens, das várias ruas e avenidas, dos vários monumentos, o qual eu destaco principalmente o palácio de La Alhambra, palácio árabe, que fica no cimo do cume da cidade de Granada, e também os seus jardins, La Gran Via, e outros muitos outros locais lindíssimos e fabulosos que merecem ser dignamente visitados.


     É assim que eu pertendi mostrar um pouco de como foram as minhas férias por terras espamnholas. Descanso, Paz e Conhecimento. Tudo valores que enriquecem de certo modo o ser humano, na sua cultura, no seu modo de viver...


 

publicado por Shadow_Fighter às 11:35
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De António a 20 de Dezembro de 2007 às 18:55
Concordo.
Pela imagem da piscina verifico que esteve no Club La Costa.
Espectacular.

Tenho enviado amigos vários todos os anos. E ficam mesmo maravilhados com o Sul de Espanha.

Temos mesmo de aprender com os "nuestros hermanos" mesmo que isso me custe um pouquinho (coisas da história)

Abraço

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 25 de Abril??? Onde???

. Opinião sobre o último de...

. Olhando para o nosso pass...

. Tempo de frio... Tempo de...

. Navegando para um 2009 tu...

. Inauguração da Árvore de ...

. Protesto contra a Ministr...

. Crise Económica - Pagamen...

. Crise das Bolsas... Crise...

. Carta Aberta ao Exmo. Sr....

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Novembro 2005

. Agosto 2005

. Maio 2005

. Fevereiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

.Categorias

. 25 de abril(1)

. abertuda fácil(1)

. aborto(3)

. alimentação(1)

. alimentação saudável(1)

. alunos(1)

. ano novo(1)

. árvore de natal(1)

. aveiro(1)

. bancos(1)

. bonificação(1)

. bruno nogueira(1)

. campanha(1)

. canal de s. roque(1)

. capitais(1)

. cartel(1)

. caso mccann(1)

. ciganos(1)

. cigarros(1)

. civismo(1)

. Código(1)

. Código SMS(1)

. combustíveis(1)

. comentário(1)

. compadrio(1)

. corrupção(1)

. crédito(1)

. crise(1)

. crise económica(3)

. debate parlamentar(1)

. dia da alimentação(1)

. dinheiro(1)

. douro(1)

. educação(1)

. euro 2008(1)

. europeu(1)

. fátima(1)

. filme(1)

. fumadores(1)

. fumo(1)

. galp(1)

. governo(2)

. gripe(1)

. habitação(1)

. imprensa(1)

. interrupção voluntária da gravidez(1)

. ivg(1)

. jesus(1)

. lei anti-tabaco(1)

. liberdade(1)

. maddie(3)

. madeline(3)

. media(1)

. médico(1)

. menesismo(1)

. mensagem(1)

. mundial(1)

. natal(1)

. neve(1)

. norte(1)

. Nossa Senhora da Saúde(1)

. O Código Da Vinci(1)

. olhos do mundo(1)

. opinião(1)

. petróleo(1)

. polícias(1)

. ppd/psd(1)

. presidente da república(1)

. rapto(1)

. regresso ao passado(1)

. sa carneirismo(1)

. saúde(2)

. segurança(1)

. sns(1)

. vacinas(1)

. Valpaços(1)

. velhice(1)

. zon(1)

. zx spectrum(1)

. todas as tags

.favorito

. Códigos, abreviaturas, es...

.links

.as minhas fotos

.Quantos São???

.Diversão

Daily Cartoon provided by Bravenet Daily Cartoon provided by Bravenet.com

.E sobre o site?

.Os Meus Vídeos Preferidos