Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2007

O Aborto ou a Interrupção volutária da Gravidez. Termos diferentes, a mesma acção.

    Meus amigos... Não é por este canal que eu irei transmitir a minha escolha para o próximo dia 11 de Fevereiro. Poderá ser tida, no seu sentido principal, como sendo a minha opinião formalizada num post de um Blog, como encontramos nos milhares de posts e blogues sobre este tão peculiar e complexo tema.

     Venho expressar a minha opinião, mas fundamento que não farei deste meu blogue, agora de momento, como um blogue de apoio a algum dos movimentos de cidadãos que j á est ão oficialmente formados e a fazer a sua campanha. Mas a minha opinião começa nesse ponto. Uma campanha. Uma campanha que não é correcto fazer-se quando de vidas humanas se fala... Ainda por cima quando tentam apelar ao "Sim" ou ao "Não" oferecendo canetas ou outros brindes assim. Apesar de não haver muitos movimentos nesse sentido com esse tipo de formalização da sua campanha, existem sempre alguns...

     É triste, no meu entender, quando temos em discussão um tema tão importante como este, a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez até as 12 semanas. E vinquei o termo Interrupção Voluntária da Gravidez, pois é esse o termo utilizado para a grande pergunta do referendo e não o facto de querermos ou não a despenalização do Aborto. Ora temos de um lado um duelo de conceitos entre a Interrupção Voluntária da Gravidez e Aborto, que na minha opinião são conceitos sinónimos, isto é, com o mesmo significado, mas para alguns entendedores tratam-se de conceitos completamente diferentes... Pois dizem que ninguém é contra a morte de uma criança na sua fase fetal, pois o aborto implica a formação de um feto. Ora a Interrupção Voluntária da Gravidez até s 12 semanas, segundo esses apologistas não é um aborto pois é nada mais nada menos que retirar um "pequeno conjunto de células indiferenciadas".

     É neste ponto que eu quero introduzir umas imagens muito peculiares sobre este conjunto de células que estes Inteligentes falam.Embrião Humano com 8-10 semanas

     Aqui eu aproveito para vos apresentar, num dos muitos sites que pesquisei, uma bonita imagem de um Embrião Humano com 8-10 semanas de vida fetal. Com dados mais concretos , da etapa de de Carnegie n.º 22. E com certeza que todos irão concordar que estamos na presença de um "conjuntos de células indiferenciadas" do sexo masculino, com dois olhos, boca, pés , mãos e cabeça. O orifício auricular já se começa a formar e a fissura bucal também já se encontra formada, mas claro que um embrião com este tamanho (23-28 cm) ainda não se encontra viável , pois na sua mesoderme o coração já está em formação, a bater, o cordão neural em contínuo desenvolvimento e contínua ossificação do ser que se vai prolongando. Apenas é com esta mensagem que eu gostava de transmitir aos senhores que pretendem aceitar a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez que quero que fiquem, quando dizem que os restantes não apresentam argumentos fortes com factos. Acho que isto iria retirar por terra esses próprios argumentos de pessoas que acham que "este conjunto de células indiferenciadas" não é em si um indivíduo, quando se sabe, já em vários estudos publicados, que "este conjunto de células" neste ponto de desenvolvimento já começa a sentir o ambiente à sua volta e até começa a ter movimentos bucais... Portanto acredito que não é só um simples conjunto de células indiferenciadas... É muito mais que isso... É um embrião humano em forte desenvolvimento.

     Mas, meus amigos, não quero com isto dizer que sou um defensor acérrimo do "Não" à Interrupção Voluntária da Gravidez até ás 12 semanas... Pois não é esse o caso. Se por ventura se diagnosticar neste embrião humano com os exames que já são possíveis fazer, que este terá um desenvolvimento precoce, atrasado, com alguma anomalia física ou mental que o incapacite para toda a vida, ou se este embrião com 8 semanas for fruto de uma violação, maus tratos, enfim, nos argumentos aceites na lei que presentemente vigora sobre esta matéria... Aí, sim, concordo em por fim a esta vida não desejada que apesar de não ter culpa de ter sido formada, fruto da violência, ou de se formar de uma forma plena e considerada pela comunidade internacional como "normal", aí, sim... por muita pena minha, mas não poderá fazer parte deste planeta, pois não é viável o seu futuro ou é fruto de uma violência desmedida que trará sempre muitas más recordações.

     Mas para os outros casos, em que, de novo, este embrião não teve nenhuma culpa no cartório, acredito que a solução não está na Interrupção Voluntária da Gravidez até s 12 semanas, e com este método, poder utiliz á lo como mais um método anticoncepcional à posteriori, mas sim deveremos cada vez mais investir nos métodos anticoncepcionais á anteriori , como as pílulas nos centros de saúde e hospitais, preservativos mais baratos ou gratuitos , um forte empenhamento da educação sexual e cívica, crescimento das mentalidades, para que nunca seja necessá rio chegar a esta Interrupção Voluntá ria da Gravidez... para que não seja necessária por termo a este "conjunto de células" que j á sente.

 

 

sinto-me: Estudioso
publicado por Shadow_Fighter às 16:01
link do post | comentar | favorito
|
7 comentários:
De Movimento Cívico por Mirandela a 29 de Janeiro de 2007 às 18:21
O blog que promove o exercício de cidadania e o confronto de opiniões. Para estar a par dos pontos de vista e contribuir com o seu ,visite o blog do momento.

Neste blog informamos e formamos opiniões. Veja as opiniões de gente conhecida e de gente anónima!!
Visite :
http://pormirandela.blogs.sapo.pt

Se quiser enviar a sua opinião para ser ali publicada envie o seu texto para: pormirandela@hotmail.com com os seguintes dados: nome, localidade, idade. se deseja que a sua foto esteja colocada junto da sua opinião envie-nos.
Obrigado!!
De Shadow_Fighter a 29 de Janeiro de 2007 às 18:34
Caríssimos:
Apesar de ter aprovado o vosso comentário, indicando o vosso movimento cívico, agradeço que não utilizem o canal para a divulgação do vosso movimento. Poderão no entanto dar um comentário ao Post escrito.
Mais informo que apenas o aprovei devido a que no conteúdo do vosso blogue esta questão é abordada, apesar de ser com uma visão puramente política.
Obrigado pela vossa presença.
De jl Viana da Silva a 30 de Janeiro de 2007 às 16:07
Sabes porque é que os Gato Fedorento vão votar NÃO!
Porque, até às dez semanas, diz que é uma espécie de vida humana!
... diz que é uma espécie de vida humana!
... diz que é uma espécie de vida humana!
... diz que é uma espécie de vida humana!

.............................

O José Sócrates não tem 50 anos!
Tem 50 anos menos 10 semanas!

.............................

[acho que hipócrisia é não permitir aos mais desfavorecidos ter filhos e amor condigno... em vez de com eles lutar por melhores condições socio-económicas para tal!]

[90% das mulheres que aborta fa-lo uma vez, isso nem prejuizos faria, se nascessem todos, ao planeamento familar]
De Shadow_Fighter a 30 de Janeiro de 2007 às 16:35
É triste quando tratamos um tema tão importante e delicado com o humor negro que caracteriza os Gato Fedorento. Não estou com isto a dizer que não gosto do modo crítico que eles apresentam a Sociedade de hoje em dia. Acontece que não deveremos nunca banalizar este tema, tendo por base uma escolha livre da mulher. É na minha opinião a banalização da Vida Humana, tornando esta opção como mais um método anticoncepcional.
Apesar de tudo obrigado pela tua opinião. Todas são respeitadas e discutidas.
De jl Viana da Silva a 31 de Janeiro de 2007 às 10:52
hugogaio:
Peço desculpa se o ofendi, estou, também pelo NÃO!
O humor é riso e sério...
Olhe estou a tratar da produção de uma t-shirt em que aparecerá um embrião de 8-10 semanas que aparecerá "malandro" e com aquele dedo que manda para o... em riste!
De Shadow_Fighter a 31 de Janeiro de 2007 às 23:02
Olá Zé Luis,
Quanto à tua opinião que deixas-te inicialmente, não fiquei de todo ofendido com o Humor negro... Todas as opiniões que aqui são deixadas, desde que cumpram o normal respeito e educação civil são recebidas e transmitidas sem problemas. Quanto à tua ideia de campanha, apesar de ser engraçada, é um pouco forte demais... Acho até que não necessitariamos de nenhuma campanha... Mas que ela apareça como tem que aparecer...
Vai dizendo coisas. Um abraço.
De AMS a 1 de Fevereiro de 2007 às 13:41
Gostei da forma como argumentas a tua opinião. É um pouco isso que eu sinto. Já me tentei explicar várias vezes a amigos e colegas, mas nem sempre consigo fazê-lo da melhor forma.
Vou recomendar a leitura deste post. Pode, pelo menos, alertar para mais algumas faces do problema.
Tenho receio que a maioria das pessoas vá votar e dar uma opinião sem saber das metades todas do problema... eu tenho andado à procura de informação para me esclarecer melhor. A que aqui encontrei ajudou :-)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 25 de Abril??? Onde???

. Opinião sobre o último de...

. Olhando para o nosso pass...

. Tempo de frio... Tempo de...

. Navegando para um 2009 tu...

. Inauguração da Árvore de ...

. Protesto contra a Ministr...

. Crise Económica - Pagamen...

. Crise das Bolsas... Crise...

. Carta Aberta ao Exmo. Sr....

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Novembro 2005

. Agosto 2005

. Maio 2005

. Fevereiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

.Categorias

. 25 de abril(1)

. abertuda fácil(1)

. aborto(3)

. alimentação(1)

. alimentação saudável(1)

. alunos(1)

. ano novo(1)

. árvore de natal(1)

. aveiro(1)

. bancos(1)

. bonificação(1)

. bruno nogueira(1)

. campanha(1)

. canal de s. roque(1)

. capitais(1)

. cartel(1)

. caso mccann(1)

. ciganos(1)

. cigarros(1)

. civismo(1)

. Código(1)

. Código SMS(1)

. combustíveis(1)

. comentário(1)

. compadrio(1)

. corrupção(1)

. crédito(1)

. crise(1)

. crise económica(3)

. debate parlamentar(1)

. dia da alimentação(1)

. dinheiro(1)

. douro(1)

. educação(1)

. euro 2008(1)

. europeu(1)

. fátima(1)

. filme(1)

. fumadores(1)

. fumo(1)

. galp(1)

. governo(2)

. gripe(1)

. habitação(1)

. imprensa(1)

. interrupção voluntária da gravidez(1)

. ivg(1)

. jesus(1)

. lei anti-tabaco(1)

. liberdade(1)

. maddie(3)

. madeline(3)

. media(1)

. médico(1)

. menesismo(1)

. mensagem(1)

. mundial(1)

. natal(1)

. neve(1)

. norte(1)

. Nossa Senhora da Saúde(1)

. O Código Da Vinci(1)

. olhos do mundo(1)

. opinião(1)

. petróleo(1)

. polícias(1)

. ppd/psd(1)

. presidente da república(1)

. rapto(1)

. regresso ao passado(1)

. sa carneirismo(1)

. saúde(2)

. segurança(1)

. sns(1)

. vacinas(1)

. Valpaços(1)

. velhice(1)

. zon(1)

. zx spectrum(1)

. todas as tags

.favorito

. Códigos, abreviaturas, es...

.links

.as minhas fotos

.Quantos São???

.Diversão

Daily Cartoon provided by Bravenet Daily Cartoon provided by Bravenet.com

.E sobre o site?

.Os Meus Vídeos Preferidos