Quinta-feira, 18 de Maio de 2006

O Código Da Vinci... Opinando sobre...

     Sei que já é tarde, mas decidi ainda antes de me deitar ter o prazer de me actualizar um pouco nas notícias que correram pela Net nestas últimas 24 horas, e não deixei de olhar para os comentários jornalisticos e teológicos para o filme do momento "O Código Da Vinci", filme esse que, como é para calcular, ainda não tive o prazer de ver, mas tenho estado a ler o apaixonante livro de Dan Brown... E que escritor de grande imaginação ele saiu... E digo imaginação não para diminuir a sua credibilidade, mas para defender uma tese que não é tida em conta pelos muitos criticos da sua obra, pelo menos pelas leituras que eu faço e segundo a minha opinião, que é o facto de a obra que deu origem ao filme ser, antes de tudo, um romance... Por vezes um romance baseado em muitos factos que poderão ter o seu quê de verdade, mas não deixa de ser um romance. Isto é, uma visão do autor de uma realidade ou de diversas realidades, pelas uso das suas palavras, expressões e pensamentos.

     Sei que esta definição de romance não se encontra escrita na Wikipédia ou em outro tipo de dicionário, pois trata-se da minha definição de romance... Pois apesar de ser um conto,.uma história com algo de fantasia, nunca deixa de ser o relato de diversas realidades e experiências de um autor, de um escritor, que ao transpolas para um papel, para um documento, transformam-se em narração de uma história, de um acontecimento ou conjunto deles... Mas sempre com algo de fantástico, de íntimo do próprio autor... Não deixa assim de ser uma visão própria do autor de uma realidade global.

     E é por isso que este filme irá causar polémica... Pela excelente força de vontade e de objectivo conseguido por um realizador ao conseguir passar para filme o integral de um livro, como se o facto de Dan Brown ter escrito "O Código Da Vinci" fosse em si um presságio de um livro já em si em estilo de guião cinematográfico... Aí transparece outra importante questão... Sendo uma escrita, uma prosa própria para um guião, será que a audácia e prespicácia, para além de engenho e realismo transmitido por Dan Brown para o livro foi algo de um estudo aprofundado que ele fez, misturado com a sua visão da realidade, ou então será em si um conjunto de documentários, descrições reais, de personagens reais e de acontecimentos reais que necessitariam da mão de um cineastra para serem vizualisados, e assim mostrarem não só a imagem do cineastra e do escritor, mas também espelhando a realidade das sua descobertas, dos seus estudos, do seu trabalho?

     Deixo esta questão no ar... Certamente terei uma diferente opinião após ver o filme...

 

sinto-me: Já começa a ser tarde
Categorias:
publicado por Shadow_Fighter às 01:16
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De * a 21 de Maio de 2006 às 10:41
Como não li, nem vi o filme não tenho ainda opinião formada. Jinhos***
De Fernando a 22 de Maio de 2006 às 18:52
O «CÓDIGO DA VINCI»




- Desde que se publicou na primavera de 2003, a novela «O Código Da Vinci», de Dan Brown, vendeu 40 milhões de exemplares: pode-se considerar o «best-seller da década».

- O filme baseado nessa novela será apresentada no festival de Cannes em 17 de maio próximo, e estreará simultaneamente nos cinemas de todo o mundo na sexta-feira 19 de maio.

- Segundo «Newsweek», esta superprodução de Hollywood, dirigida por Ron Howard e com atores de primeiro escalão (Tom Hanks, Jean Reno, Audrey Tautou, Alfred Molina, Ian McKellen, etc.) será o grande evento de 2006. Estima-se que 800 milhões de pessoas irão assistir ao filme.

A trama o «Código da Vinci» é a seguinte:

- Jesus casou-se com Maria Madalena e teve vários filhos: Sua descendência é o verdadeiro Santo Graal (sangue de rei = sangue real = Santo Gral).

- Cristo confiou a Igreja a Maria Madalena, mas os apóstolos tramaram contra ela, e ela teve de escapar para a França. Desde então, o clandestino «Priorato de Sião» protege a descendência de Cristo dos ataques da Igreja Católica e transmite seus segredos em códigos ocultos. Por exemplo, na «Última Ceia», de Leonardo Da Vinci, a figura junto a Cristo não é o apóstolo João, mas Maria Madalena.

- A novela começa quando uma comissão de cardeais pressiona o prelado do Opus Dei para que um de seus membros, assassino de profissão, mate os últimos descendentes vivos de Cristo.

As idéias de fundo de «O Código da Vinci» são:

- Jesus não pensava ser Deus, nem seus discípulos o consideravam divino. A crença na divindade de Jesus foi imposta pelo imperador Constantino no Concílio de Nicéia de 325.

- Jesus e Maria Madalena representavam a dualidade masculina-feminina (como Marte e Atena, Isis e Osíris); os primeiros seguidores de Jesus adoravam «o sagrado feminino», mas logo foi eliminado, e a Igreja se fez misógina.

- A Igreja baseia-se sobre uma grande mentira: Cristo era um homem normal e comum. Para ocultar a verdade, a Igreja destruiu documentos, assassinou milhões de bruxas e hereges, manipulou as Escrituras...

A novela «O Código da Vinci» apresenta dois problemas:
- Trata-se de uma obra de ficção, na qual todos os personagens da Igreja são retratados de maneira odiosa;

- O autor afirma na apresentação do livro: «Todas as descrições de obras de arte, arquitetura, documentos e ritos secretos nesta novela são verdadeiras». Na realidade, a obra contém numerosíssimos erros: de arte, de história, de religião e de cultura.

O filme agravará a situação:
- porque essas falsidades chegarão a muitas pessoas mais (800 milhões, ou mais se concorrer aos prêmios Oscar);

- porque imagens são mais poderosas que as palavras, e deixam mais marca;

- porque os filmes chegam às massas, também aos que têm pouca formação e carecem de recursos críticos para distinguir o que é ficção e o que é realidade;

- porque será utilizado pelos inimigos da Igreja para lançar outras acusações e campanhas sobre temas que não têm a ver com o livro.

O QUE SE PODE FAZER ANTE ESTA SITUAÇÃO?

Aproveitar a oportunidade para falar de Jesus Cristo e da Igreja:

- Muitos católicos bem formados e praticantes se sentirão ofendidos: há que saber fundamentar sua reação, de forma serena e construtiva;

- muitos católicos mais terão dúvidas sobre se o que diz o livro é verdade: haverá que intensificar a catequese e tocar em alguns temas (perguntem ou não perguntem);

- muitas outras pessoas até agora indiferentes sentirão curiosidade de saber mais acerca da fé: haverá que estar preparados para satisfazer seu interesse com uma evangelização atrativa.

Também:

-Pode ser uma boa ocasião de trabalhar junto a outros crentes: com ortodoxos e protestantes, porque o livro e o filme ofendem todos os cristãos; com judeus e muçulmanos (porque é uma manifestação de intolerância contra quem tem uma visão religiosa do mundo); e com intelectuais não crentes, que se sentem ofendidos pelos numerosos erros históricos, artísticos, culturais, etc., realizados «para ganhar dinheiro».

- Pode-se aproveitar para impulsionar católicos de certa posição (intelectuais, jornalistas, empresários, etc.) a que se movam mais e vivam sua fé com mais responsabilidade.
De Shadow_Fighter a 23 de Maio de 2006 às 10:28
Após tremenda e espectaular dissertação sobre o filme e livro, fico sem palavras... Muito obrigado pelo seu forte e de todo interessante comentário.
Fico contente pela minha opinião sobre o "Codigo Da Vinci" ter trazido tanto interesse de sua parte, de modo a dar o seu comentário, com um post que só por si merecia a sua própria referência.
Obrigado pela atenção prestada ao meu post, e de todo agradeço mais uma vez o seu rico comentário... Cá o espero mais vezes... Até à próxima.
De mariamarques a 23 de Maio de 2006 às 11:53
Gostei do seu comentário . Objectivo, imparcial e c sabedoria. Sem qualquer petulância " da minha parte vou sugerir-lhe outro livro - "Conversas c Deus" de Neale Donald Walsch , livro 3, colecção outro olhar. editora - sinais de fogo. ... N deixe de ler se ainda n leu. N pelo q possa substancial/te acreditar ou n ão . O autor aplica as leis físicas do Universo e integra-as nas nossas, numa visão superior e exterior,filosofica /te mt bem estruturada e c fins mt nobres, mt elevados. É uma viagem ao fundo de n ós mesmos, numa outra perspectiva q n deixa de ser a resposta às nossa ânsias e questões interiores. ... Eu achei interessantíssimo ! Um abraço!
De Rode Madalena de Jesuz a 12 de Setembro de 2008 às 19:37
Rode Madalena de Jesuz.
?Maria Madalena =João Madalena?
Responda se forem capas. Com quem João teve filhos, quem é a esposa do cordeiro, porque o discípulo mais próximo de Cristo era conhecido do sumo sacerdote, como é que Cristo vê o discípulo que amava perto da crus se todos os discípulos estavam escondidos com medo de serem mortos também?
Cristo amava João (João cp.21-20 ¶´ E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair?
Maria Madalena amava Cristo (João cp.20-´Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. `)
Cristo aparece primeiro a Maria Madalena (Marcos cp.16-9 ¶ ´E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios`.
E por ultimo aparece a João (visão do apocalipse). João teve filhos (terceira epístola de João ´4 Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Pedro é considerado protetor de uma criança (atos 12-12 E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam. 13 E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar;
Cristo vai orar e Levou consigo Pedro, Tiago e João e João estava nu só enrolado com um lençol Marcos cp.14-51 (´Seguia-o um jovem coberto somente de um pano de linho; e prenderam-no. Mas, lançando ele de si o pano de linho, escapou-lhes despido.`)
João é conhecido do sumo sacerdote (João cp.18-16´ E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro. `) Jesus vê o discípulo que amava perto da crus (João cp. 19-26´ Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente), mas ,
…quem esta presente é Maria Madalena (João cp.19-25 ´ E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Copas, e Maria Madalena. `) Todos os discípulos estavam escondidos com medo de serem mortos (João cp.20-19´… e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, …`)
João tem filhos,mas, não tem esposa (terceira carta de João ´Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.`)
Maria Madalena tem um suposto esposo (´João cp.20-´Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor`.)
Um anjo diz pra João (apocalipse cp.21-9 ´…e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.`)
Cristo diz (´Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã. O Espírito e a Esposa dizem: Vem! Possa aquele que ouve dizer também: Vem! Aquele que tem sede, venha! E que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida!`)
Rode Madalena de Jesuz.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

.posts recentes

. 25 de Abril??? Onde???

. Opinião sobre o último de...

. Olhando para o nosso pass...

. Tempo de frio... Tempo de...

. Navegando para um 2009 tu...

. Inauguração da Árvore de ...

. Protesto contra a Ministr...

. Crise Económica - Pagamen...

. Crise das Bolsas... Crise...

. Carta Aberta ao Exmo. Sr....

.arquivos

. Abril 2010

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Janeiro 2007

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Novembro 2005

. Agosto 2005

. Maio 2005

. Fevereiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

. Dezembro 2003

.Categorias

. 25 de abril(1)

. abertuda fácil(1)

. aborto(3)

. alimentação(1)

. alimentação saudável(1)

. alunos(1)

. ano novo(1)

. árvore de natal(1)

. aveiro(1)

. bancos(1)

. bonificação(1)

. bruno nogueira(1)

. campanha(1)

. canal de s. roque(1)

. capitais(1)

. cartel(1)

. caso mccann(1)

. ciganos(1)

. cigarros(1)

. civismo(1)

. Código(1)

. Código SMS(1)

. combustíveis(1)

. comentário(1)

. compadrio(1)

. corrupção(1)

. crédito(1)

. crise(1)

. crise económica(3)

. debate parlamentar(1)

. dia da alimentação(1)

. dinheiro(1)

. douro(1)

. educação(1)

. euro 2008(1)

. europeu(1)

. fátima(1)

. filme(1)

. fumadores(1)

. fumo(1)

. galp(1)

. governo(2)

. gripe(1)

. habitação(1)

. imprensa(1)

. interrupção voluntária da gravidez(1)

. ivg(1)

. jesus(1)

. lei anti-tabaco(1)

. liberdade(1)

. maddie(3)

. madeline(3)

. media(1)

. médico(1)

. menesismo(1)

. mensagem(1)

. mundial(1)

. natal(1)

. neve(1)

. norte(1)

. Nossa Senhora da Saúde(1)

. O Código Da Vinci(1)

. olhos do mundo(1)

. opinião(1)

. petróleo(1)

. polícias(1)

. ppd/psd(1)

. presidente da república(1)

. rapto(1)

. regresso ao passado(1)

. sa carneirismo(1)

. saúde(2)

. segurança(1)

. sns(1)

. vacinas(1)

. Valpaços(1)

. velhice(1)

. zon(1)

. zx spectrum(1)

. todas as tags

.favorito

. Códigos, abreviaturas, es...

.links

.as minhas fotos

.Quantos São???

.Diversão

Daily Cartoon provided by Bravenet Daily Cartoon provided by Bravenet.com

.E sobre o site?

.Os Meus Vídeos Preferidos